Tecnologia BIM


BIM é uma sigla para o nome em inglês Building Information Modeling. Como o nome indica, BIM é uma representação digital do processo de construção para facilitar a interoperabilidade de informação em formato digital. Para o construtor, pode ser uma construção virtual de uma obra ou estrutura que contem objetos inteligentes em um único arquivo. Este arquivo é compartilhado entre os membros das diferentes disciplinas da cadeia construtiva, de forma a intensificar e otimizar a comunicação e colaboração entre eles.

BIM não é somente software, é todo o processo, um ambiente de trabalho. Assim, a Modelagem de Informação não se limita ao uso de software de modelagem 3D mas sobretudo á implementação de uma nova filosofia de trabalho. Os colaboradores ou partcipantes da cadeia construtiva necessitam dominar software de modelagem com uso compartilhado e modelos colaborativos.

A nossa empresa, tendo tido conhecimento desse novo ambiente de trabalho, implementou desde 2007 o software de modelagem 3D com treinamento contínuo para os seus técnicos. É muito importante salientar que, sendo a tecnologia ainda muito recente no nosso meio técnico, o uso de software de modelagem para cada disciplina de trabalho, mesmo utilizada independentemente, já traz resultados extraordinários para a obra.

Assim, a utilização de software de modelagem para estruturas do tipo REVIT para modelagem física e ROBOT e ETABS para modelagem analítica tem trazidos resultados excelentes para a nossa empresa em termos de eliminação 100% de erros e diminuição de prazos.